quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Contos da tradição literaria

Contos da tradição literaria

muitos outros contos correm de boca em boca, com algumas ou com muitas modificações. Faz-se um acréscimo ocasionalmente, retiram-se algumas noções consideradas pouco apropriadas em um dado momento, conservam-nas mais acentuadas em outras circunstâncias. Conta-se que é assim que o povo tem reinventado a literatura oral, na qual se incluem as lendas, os contos, os folguedos, as cantorias, dentre outras manifestações de caráter popular. Trata-se de material rico e muito dinâmico.
Como uma das acepções atribuídas à palavra conto provém dessa origem que revela a capacidade criativa das pessoas anônimas, por ela escolhemos começar esta série.
Em muitas sociedades, os contos da tradição oral adquiriram formas as mais diversas. No caso do Brasil, Câmara Cascudo identifica aspectos bastante variados e, para melhor iluminar as facetas do nosso conto, propõe uma interessante classificação: Contos de Encantamento, Contos de Exemplo, Contos de Animais, Contos Cômicos (facécias), Contos Religiosos, Contos Etiológicos, Demônio Logrado, Contos de Adivinhação, Natureza Denunciante, Contos Acumulativos e Ciclo da Morte (CASCUDO, 1984, p. 261-262). Em razão de tamanha diversidade, já podemos perceber a abrangência do assunto de que vamos tratar, arriscando-nos ao confronto com formas nem mesmo classificadas ainda.
Mas, se muitas coisas podem ter um começo, esse princípio seria válido para os contos?
A atividade de contar histórias é quase tão antiga quanto a história da própria humanidade. Mas, mesmo que as narrativas populares aproximem-se dos mitos, como indicam os pesquisadores das mais diferentes áreas do conhecimento – por vezes pela impossibilidade de identificação de autoria, ou pela forte carga de intuição que essas histórias transmitem – já dispomos de estudos significativos que podem nos auxiliar a compreender melhor essa manifestação e resgatá-la em nosso benefício. Hoje, por exemplo, afirmamos que os contos, as lendas, os provérbios, os “causos” compreendem diferentes formas dessa atividade milenar, essencial para a preservação das tradições populares.
Nesta série, propomos que os contos sejam redescobertos na escola e componham uma parte significativa do currículo, ao longo do Ensino Fundamental, desde a Educação Infantil até os ciclos finais. Com isto em mente, optamos pela análise de diferentes facetas do conto, buscando-as tanto nos estudos relativos à tradição oral, quanto naqueles ligados à tradição literária.
No caso dos contos de tradição oral – ainda que sejam recontos autorais –, vale destacar que, mais importante do que precisar uma provável origem da narrativa, é perceber a visão de mundo subjacente.
Já no que diz respeito ao universo dos contos de tradição literária – mais especificamente aqueles que marcam a literatura do século XIX –, é importante que o professor converse com os alunos sobre o momento histórico em que as obras foram escritas, fale sobre autores e textos e faça associações que permitam uma visualização desse contexto, utilizando o cinema, a TV, fotos, pinturas... A apreciação da obra, muitas vezes, requer uma ambientação...

Um comentário:

Ricardo Cesonis disse...

Isso me ajudou com o meu trabalho de português ^^